quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Welcome to Hotel California


Essa é talvez uma das minhas músicas favoritas.Eu sempre  ouvi e sempre gostei,mas o que me chamou mais atenção foi a sua história curiosa e bastante interessante(para mim).Muita gente já deve ter escutado essa música,no entando nunca procurou saber seu real sentido.Ela estreou em 1976 com o lançamento do 5º álbum da banda Eagles e foi considerada por muitos críticos da época como o melhor álbum de todos os tempos.No entando,é uma música tão complexa,que surgiram várias teorias para tentar explicar o que ela realmente quis dizer.Para alguns,o chamado ''Hotel Califórnia''se tratava de um hospital psiquiátrico no qual se internaram muitos famosos da época com doenças mentais e por desintoxicação de drogas ou álcool.Tem aqueles ainda que afirmam que este ''Hotel'' realmente existiu e que era administrado por canibais que devoravam seus hóspedes.(tem sempre alguém doido que fala besteira!).

Mas a versão que para mim tem mais sentido é que,e se tudo que a letra diz fosse simplismente um convite para o inferno? Faz todo o sentido,pois todos,ou quase todos os elementos que ''compõe'' o inferno(e eu li muito sobre ele) estão presentes na letra.Esta mostra um ambiente de riqueza com boas comidas e bons vinhos,mulheres e homens bonitos e sedutores,''vozes'' gritando nos corredores dando ''boas vindas'', cita uma vez o nome de em DIABO :a besta ''mas simplesmente não podiam matar a besta'' e a PALAVRA-CHAVE quando ele diz : "Nós não temos esse espírito aqui desde 1969".Ou seja,elas(as pessoas do hotel) não tem espírito.É claro que também achei que o letra também fazia apologia às drogas(mais especificamente a cocaína),logo no início da música quando diz que ele cai na estrada e fica enxergando uma luz trêmula e visão embassada,e também no momento em que a música diz que no hotel ''não há saída''(mundo das drogas é um caminho sem saída).Mas para mim,isso só seria uma ''passagem'' para o inferno.Como as pessoas que morrem de overdose por exemplo.

Andei pesquisando mais e achei que na capa do álbum dessa mesma música,estavam presentes os integrantes da banda(claro) e uma figura sombria na janela atrás.Muitos dizem que a imagem representava Anton Lavey que era nada mais,nada menos que o fundador da Igreja Satânica(1966) e escritor da Bíblia satânica,cuja publicação foi no ano de 1969,data em que relata a própria música como o ano em que se ''perderam'' os espíritos.

  Há ainda pessoas que ''justificam'' que a imagem acima fora de uma modelo contratada pela banda para sair na capa.Agora pense bem,se realmente isso fosse verdade,e se essa ''modelo'' tivesse realmente sido ''contratada'' ,ela sairia assim,desse jeito?Isso me parece mais uma pessoa morta ou enforcada.Só me lembrou da foto do jornalista Vladimir Herzog(que todos já devem ter estudado em história).
 
Agora viajei hein? Mas enfim,aqui está a capa do àlbum,com a ''figura misteriosa'' e a foto de Lavey.
Sou apaixonada por essas coisas,principalmente das mais complexas e confusas.Encerro esta postagem deixando aqui uma frase bem interessante: 
                 ''O caminho do inferno está pavimentado de boas     intenções''   Karl Marx

                                                                                         


4 comentários:

  1. Esse cinza mais claro ficou horrível na postagem,dá próxima vou tentar tirá-lo pq dessa vez não pude ;)

    ResponderExcluir
  2. bem legal sua postagem! eu tbm sempre quis entender essa música!!

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida descreve a morte do cantor, indo para o inferno....O Hotel Califórnia é uma espécie de inferno.... numa estrada deserta e escura, vento quente no meu rosto, cheiro de colitas(flores) rescendendo no ar... distante vejo uma luz chamuscando, minha cabeça pesa, meu visão turva, preciso descansar por esta noite... então ela parou na porta de entrada, ouvi o sino da missão, e pensei comigo, é o céu o inferno? então ela levantou o candelabro, e mostrou-me o caminho, ouvi vozes no corredor, acho que os ouvia dizer: Bem-vindo ao Hotel California...

    ResponderExcluir
  4. Analisando o texto o cantor descreve sua morte indo a uma especie de inferno....

    ResponderExcluir